13 de julho de 2012

Resistencia nula do supercondutor


Supercondutividade é uma propriedade física, uma característica intrínseca de certos materiais, quando se arreferecem a temperatura extremamente baixa. Num supercondutor, contudo, vemos a resistividade indo à zero numa temperatura finita (acima do zero absoluto), chamada temperatura crítica Tc, Comportamento resistivo de um metal puro e de um metal contendo impurezas ou falhas na estrutura cristalina.
           As principais propriedades de um supercondutor são as baixíssimas resistências e diamagnetismo perfeito. O diamagnetismo foi descoberto por Faraday, que indicava a indução de um momento magnético em direção oposta a campo magnético indutor. No caso de um diamagnetismo perfeito a penetração do fluxo magnético no supercondutor resulta no aparecimento de uma corrente blindagem na superfície do mesmo. Num condutor normal uma corrente elétrica diminui rapidamente devido a resistência do material à passagem dessa corrente. Já os supercondutores conduzem eletricidade com praticamente nenhuma resistência, nada da energia elétrica é perdida quando ela flui através do supercondutor.
 A descoberta da supercondutividade aconteceu por acaso, quando, em um desses experimentos, Onnes observou que a resistência do metal mercúrio caía inesperadamente a zero perto da temperatura de 4 K. Com essa descoberta, uma nova classe de condutores foi desenvolvida: os materiais supercondutores. A supercondutividade se converteria assim em um dos fenômenos físicos mais fascinantes e desafiadores do século XX. Kammerlingh Onnes ganhou o Prêmio Nobel de Física em 1913.

Nenhum comentário:

Postar um comentário